SAFM
MINERAÇÃO

Barragem Safm

Dentre as etapas operacionais da Mina Ponto Verde sob responsabilidade da SAFM MINERAÇÃO LTDA., destaca-se o sistema de contenção de rejeitos formado por três estruturas de barragens, denominadas: Aredes, Central e Grota. As três estruturas supracitadas apresentam fatores de segurança superiores ao recomendado pela NBR 13028/2017 permanecendo apenas a Barragem Grota operacionalmente ativa. As barragens Aredes e central estão em fase de descomissionamento.

Processo de descomissionamento das barragens Central e Aredes

Para possibilitar o descomissionamento das barragens Central e Aredes e permitir a manutenção das operações da empresa, em 6 de dezembro de 2018, a SAFM formalizou, junto ao órgão ambiental competente, processo de licenciamento ambiental (LP+LI) para atividade de instalação e operação de pilha de estéril/rejeito vinculada à Mina Ponto Verde. Posteriormente, o licenciamento tornou-se concomitante trifásico e a licença ambiental foi concedida pela SUPRAM em 31 de agosto de 2021, a qual vinculou sua validade ao cumprimento de algumas condicionantes. Devido a isso, o processo de descomissionamento das estruturas de contenção supramencionadas teve atraso e inicia-se no ano de 2022.

A SAFM MINERAÇÃO LTDA contratou a MLF Geomecânica, empresa técnica especializada e independente, para auditar, acompanhar e propor melhorias ao processo de descomissionamento. Os relatórios com o desenvolvimento dos trabalhos supracitados podem ser acompanhados pelos links a seguir.